Venda de orgânicos pela internet favorece produtores e consumidores
O comércio de produtos orgânicos no Brasil já conta com mais de 13 mil produtores cadastrados no Ministério da Agricultura e, para facilitar o negócio, muitos deles estão usando a internet para vender o que é produzido ao longo do ano.
No conforto da própria casa, o consumidor escolhe os produtos que vai precisar e, em menos de 48 horas, a entrega chega à sua porta.
A bióloga Lídia Medeiros é uma das empreendedoras que apostaram na novidade. Desde janeiro, ela comercializa pela internet mais de 200 variedades de produtos, com o apoio de uma associação de produtores orgânicos do Distrito Federal.
As vantagens dos produtos orgânicos não beneficiam apenas empresários e consumidores, mas também os produtores de orgânicos, como Adherbal Jotta. Ele planta alho, café, chalota e frutas em uma área de dois hectares no Distrito Federal e garante que ter uma venda garantida pela internet lhe dá mais segurança.
“Quando o produtor não tem quem faça a comercialização por ele, ele tem que comercializar e fica em um dilema: produzir ou comercializar? É uma dificuldade enorme. Então para o produtor e, principalmente no meu caso, é muito importante eu ter um local certo de entrega ou alguém que venha receber o produto na minha propriedade”, disse.
A certificação garante que o produtor é auditado e que a água e são analisados. Para quem ainda tem dúvida, o coordenador de agroecologia do Ministério da Agricultura, Rogério Dias, indica uma consulta no cadastro nacional de produtos orgânicos. “A gente tem na página a lista com nome e CPF de todos os produtores. Temos ainda um mecanismo de controle, com auditoria, com fiscalizações”.
Fonte: Canal Rural
Clique aqui para ver a lista completa do Cadastro Nacional de Produtos Orgânicos.