Seminário de Agroecologia debate impacto da agricultura na APA de Itupararanga
“Fala-se tanto em agricultura orgânica na região. Por que ela é tão importante? Porque a agricultura responsável é fundamental para a preservação dos nossos mananciais”. Com esta frase, a diretora da SOS Itupararanga Viviane Rodrigues adianta como será o tom de sua palestra no Seminário Regional de Agroecologia, que acontece no próximo dia 06/10 em Ibiúna.
Em sua palestra, que acontecerá no período da manhã, Viviane falará sobre o Plano de Manejo da APA de Itupararanga, amplo documento legal que destaca a importância, apresenta um diagnóstico e estabelece estratégias da conservação da biodiversidade na área.
A Represa de Itupararanga abastece cerca de 80% da cidade de Sorocaba, além de outros municípios, constituindo-se no maior manancial de água doce na região. A atividade agrícola com uso de agrotóxicos próxima às margens do reservatório bem como o uso da água sem o controle dos órgãos fiscalizadores pode trazer sérios prejuízos à qualidade da água, afetando a saúde humana e também dos animais que vivem na APA.
De acordo com os organizadores do Seminário, que é realizado em parceria entre o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural e o Sindicato Rural de Ibiúna, levar o tema para o evento é de extrema importância para que os agricultores possam ampliar sua consciência sobre a importância de se preservar a APA de Itupararanga.
Seminário Regional de Agroecologia
Além do tema ligado ao meio ambiente, certificação da propriedade orgânica e marketing na agricultura familiar estarão entre os temas a serem abordados no seminario. Entre os temas de destaque, está a mesa redonda “Novos caminhos para a comercialização”, que terá a finalidade de abrir o leque de possibilidades para os agricultores.
Produtores orgânicos que implementaram formas alternativas de comercialização e distribuição de seus produtos farão parte da mesa, que será dirigida pela professora Bertha de Castro, coordenadora do curso de Ciências Agronômicas da Uniso. Na sequencia, abertura para perguntas e respostas.
Confira as demais palestras:
Certificação na Agricultura Orgânica: Amilto Mendonça dos Santos (Basa Agronegócios)
Instrução Normativa e Certificação na Agricultura Orgânica: Wilson Tivelli (UPD-AE)
Comunicação e Marketing na Agricultura Familiar: Fernando Moraes (Acesso Livre Comunicação)
Troca de Sementes e Mudas: Issao Ishimura (pesquisador/Apta São Roque)
Serviço:
O evento é gratuito e, para se inscrever, é necessário se cadastrar pelo link na página indicada abaixo.
13º Seminário Regional de Agroecologia
Dia: 06/10/2018
Horário: Das 8h às 17h
Local: Centro Cultural e Esportivo de Ibiúna (CCEI)
Inscrições gratuitas aqui.