Saúde e Alimentação: Os 6 melhores alimentos antienvelhecimento

Por: Arquimedes Crippa

Um dos maiores desejos da humanidade é manter a beleza e a juventude para sempre. Embora seja impossível parar o relógio biológico completamente, existem alguns produtos naturais que ajudam a retardar o envelhecimento e proporcionam grandes benefícios à saúde. Aqui estão alguns dos alimentos que vão fazer com que os anos não pareçam tão pesados…

1. Azeite de oliva

sindicato rural de ibiuna azeite

Seu alto conteúdo de gordura monoinsaturada faz do azeite de oliva um alimento excelente quando se trata de combater o câncer e doenças cardíacas. Na Grécia, onde o consumo deste produto é muito comum, verificou-se que a taxa de doenças cardíacas entre os seus habitantes é menor do que em outras partes do mundo. Adicione um pouco de azeite às suas refeições e seu corpo vai ter os antioxidantes e polifenóis que precisa para lutar contra a passagem do tempo e as doenças associadas a ela.

2. Iogurte

sindicato rural de ibiuna iogurte

Anos atrás, a Geórgia era um dos países com o maior número de centenários no mundo e seus habitantes alegavam que a longevidade era devida ao consumo de iogurte. Este produto tem importantes propriedades antienvelhecimento e, sendo rico em cálcio, é altamente eficaz contra a osteoporose. Além disso, as “bactérias boas” no iogurte ajudam a fortalecer o sistema imunológico.

3. Nozes e castanhas

sindicato rural de ibiuna nozes e castanhas

Se você realmente quer se manter jovem, recomenda-se incorporar nozes e castanhas à sua dieta. Estes produtos são uma importante fonte de gorduras insaturadas, e a sua enorme quantidade de nutrientes, minerais, vitaminas e antioxidantes os coloca lá em cima na lista de super alimentos. Foi recentemente comprovado que pessoas que comem nozes e castanhas regularmente vivem alguns anos mais do que aquelas que não o fazem.

4. Peixe

sindicato rural de ibiuna peixe

Estudos têm mostrado que pessoas que comem peixe regularmente raramente sofrem de doenças cardíacas. Seu alto teor de Ômega-3 ajuda a manter os níveis de frequência cardíaca e colesterol estáveis.

5. Chocolate amargo

sindicato rural de ibiuna chocolate amargo

O cacau, principal ingrediente do chocolate, contém altas concentrações de flavonóides, que são muito benéficos para os vasos sanguíneos. Quando os vasos funcionam como deveriam, o risco de diabetes do tipo 2, problemas de pressão arterial, demência e doença renal é reduzido. Os flavonóides também são excelentes quando se trata da preservação da memória, essencial durante o envelhecimento.

6. Vinho tinto

sindicato rural de ibiuna vinho

Álcool em excesso tem um inegável impacto negativo sobre a nossa saúde, mas quando o consumo é moderado, pode trazer grandes benefícios. Ao tomar uma taça de vinho tinto, você não só faz bem para o seu estado de espírito com seu delicioso sabor, mas também fica protegido contra inúmeras doenças, como as cardíacas, a perda de memória e a diabetes. Além disso, esta bebida tem importantes propriedades antienvelhecimento, devido ao seu alto teor de antioxidantes.