Queimadas: 5 razões para denunciar
Queimadas provocadas pelo homem pode resultar em multa de até R$ 50 mil
As queimadas no Brasil cresceram cerda de 70% em 2015. Uma das maiores queimadas que o país já enfrentou consumiu toda uma reserva indígena na Amazônia no ano passado. Se você viaja bastante pelo interior, nesta época do ano é fácil ver queimadas a quilômetros de distância. Pois é, estas ocorrências graves podem ser muito prejudiciais ao meio ambiente e ao ser humano. Veja cinco motivos pelos quais não se deve fazer queimada e veja o que pode acontecer para quem realiza esta prática criminosa.
1 – Provocar queimada é crime
De acordo com o Artigo 250 do Código Penal, queimar qualquer coisa em ambiente aberto é considerado crime, além de causar problemas à saúde e uma poluição absurda. O Código Penal nomeia crimes como as queimadas de “crimes contra a incolumidade pública”, veja o que o Código Penal diz sobre esse assunto: Art. 250: Causar incêndio, expondo a perigo a vida, a integridade física ou o patrimônio de outrem. Pena: reclusão, de 3 (três) a 6 (seis) anos, e multa de até R$ 50 mil
2 – Destroi o habitat de diversos bichos e a flora
Calangos, pássaros, capivaras, abelhas e muitos outros animais silvestres podem simplesmente morrer, uma vez que a queimada acabar com sua fonte de alimentos. Orquídeas e plantas silvestres fatalmente desaparecem nestes ambientes.
3 – Facilita o surgimento de problemas respiratórios
Tosse, falta de ar, irritação na garganta, nesta época do ano tudo isso pode ser reflexo da baixa umidade relativa do ar. Com o tempo seco, fica difícil até respirar. Com as queimadas, o que era ruim se torna pior, já que é impossível respirar em um ambiente com fumaça, o que pode acarretar em fortes problemas respiratórios.
4 – Desperdiça a qualidade dos nutrientes orgânicos
Depois de uma forte geada, o capim se torna um composto orgânico riquíssimo em nutrientes que podem favorecer uma boa plantação. Com a queimada, todo esse conjunto de nutrientes se transforma em carbono, desperdiçando a qualidade que o composto poderia oferecer.
5 – Causa problemas ambientais gravíssimos
A poluição que as queimadas causam é insuportável por si só, mas os problemas ambientais vão muito além. As queimadas são o segundo fator que mais causam efeito estufa no mundo. Por outro lado, podem destruir a mata ciliar – que protege nascentes -, contribuindo para que elas morram e deixem de abastecer as bacias hidrográficas. Isso acarreta consequências também na agricultura, já que o produtor certamente terá menos água para irrigar a produção.
Por isso, antes de jogar uma bituca de cigarro ou qualquer outro objeto ou líquido inflamável nas matas, sobretudo às margens das rodovias, pense que aquilo pode pegar fogo e se transformar em um grande mal de consequências nefastas. E saiba como agir quando se deparar em um foco de incêndio.
O que fazer em caso de Queimada?
Chame o Corpo de Bombeiros, o IBAMA ou a Defesa Civíl de sua cidade.
Confira reportagem do Jornal Nacional sobre queimada que devastou área indígena na Amazônia