Organização reúne assinaturas por feira orgânica tradicional em SP

A Avaaz.org, órgão que realiza petições da comunidade via internet, está colhendo assinaturas online pelo retorno da Feira Orgânica do Modelódromo do Ibirapuera na Praça Ayrton Senna.

De acordo com a entidade, a Feira do Modelódromo é a maior feira municipal de orgânicos e em transição agroecológica da cidade de São Paulo, que atrai pessoas de todos os bairros. É gerida pela Coordenadoria de Segurança Alimentar e Nutricional da Secretaria Municipal do Trabalho e Empreendedorismo e ocupa um Centro Esportivo gerido pela Secretaria de Esportes. Ela foi planejada pela Prefeitura de São Paulo em 2012, com apoio de 5 entidades sem fins lucrativos.

Desde a reforma do local para a criação da Praça Ayrton Senna, inaugurada em 1º de maio de 2017 a feira está sendo realizada na rua, em frente ao espaço que ocupava.  Neste momento, produtores, feirantes e consumidores aguardam com muita preocupação uma definição sobre o retorno para seu local original, na atual Praça Ayrton Senna.

Essa feira é uma referência nacional na agricultura familiar orgânica municipal e de diversas partes do Brasil, beneficiando hoje cerca de 1.000 famílias de agricultores, nas suas 33 barracas.  Nesse momento de grande dificuldade econômica essa feira além de garantir aos consumidores preços mais acessíveis, com acesso direto aos produtores, possibilita também uma vida mais saudável com o consumo de produtos mais nutritivos e livres de transgênicos e de agrotóxicos.  Os que assinam esta petição querem que a Feira seja mantida no mesmo local em que sempre se realizou na atual Praça Ayrton Senna, sem prejuízo de qualquer outra atividade do Centro Esportivo e dos cuidados necessários com a Praça.

#afeirafica

Grupo amigos da Feira  www.facebook.com/groups/FeiraOrganicaDoModelodromo