Inscrições abertas para curso de aplicação de agrotóxicos

Estão abertas as inscrições para o Curso de Aplicação de Agrotóxicos com Pulverizador Costa Manual, oferecido pelo Sindicato Rural de Ibiúna (SRI) em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (SENAR). O manuseio dos equipamentos e o respeito aos procedimentos corretos são fundamentais para preservar a saúde do trabalhador rural, os alimentos e também recursos naturais.

No curso, os produtores e trabalhadores aprenderão o uso correto de EPEIs, volume de aplicação do produto na planta, proteção e segurança do trabalhador.

Os defensivos agrícolas são as maiores causadores de doenças e mortes na agricultura, segundo a ONU. O defensivo pulverizado nas plantas chega a causar a morte de mais de 200 mil pessoas todos os anos em todo o mundo.

Confira todos os cursos do Sindicato/SENAR para 2018

Entre as doenças, o câncer aparece entre as mais recorrentes. Em nove anos, no período entre 2000 e 2009, foram comprovadas mais de duas mil mortes ligadas a agrotóxicos no Brasil. Segundo dados do Sinitox, foram registrados, no período de 2007 a 2011, 26.385 casos de intoxicações por agrotóxicos de uso agrícola.

Mas não é apenas o ser humano que sente. Devido ao uso incorreto dos defensivos, a água, o solo e outros recursos naturais também são comprometidos. Além disso, recentemente criadores de abelhas ligaram o desaparecimento de colmeias inteiras ao veneno espalhado de maneira indiscriminada em sua região.

Inscrições

O curso é gratuito e será realizado entre os dias 12 e 14 de junho no Centro Cultural Esportivo de Ibiúna (CCEI). Para participar, o interessado deve se inscrever no próprio sindicato ou pelos contatos:

E-mail: siribiu@gmail.com.

Telefones: (15) 32411435/32411246/998251818.