Festival gastronômico e sertanejo resgata tradições ibiunenses

Até a garoa fina e o friozinho incomum para esta época do ano contribuíram para o clima bucólico que coroou o Festival Gastronômico e Sertanejo realizado em Ibiúna na tarde de ontem. Promovido pelo Sindicato Rural de Ibiúna em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (SENAR), o evento foi brilhantemente organizado pelos alunos do curso de Turismo Rural.

Realizado na Chácara Martins (região da Vargem do Salto), o evento faz parte da grade do curso de Turismo Rural. A cada ano, novidades são incluídas, como a Feira de Produtos Orgânicos com itens da agricultura local.

festival gastronomico e sertanejo feira organica

Enquanto os convidados iam se acomodando para o almoço, o jornalista Fernando Moraes relembrou, ao violão, alguns clássicos da música sertaneja raiz, como Chalana e Cuitelinho.

Em seguida, Dona Cidinha, uma das alunas, deu uma aula sobre a cultura tradicional tropeira, contextualizando com uma das iguarias que seria servida, a paçoca de carne seca. De voz doce e carismática, ela falou sobre a origem do prato, socado no pilão. Com ar de nostalgia, ela lembrou o tempo dos seus pais e avós, com histórias de tropeiros que levavam banha de porco e carne seca para a cidade de São Paulo.

Show da culinária tradicional

Além da paçoca de carne seca, legumes cozidos e o frango atropelado foram os pratos principais servidos para um público seleto. Mas é preciso falar do antes e depois: como entrada, o público saboreou sem economizar as pastas de alho, tomate e tofu produzidos pelos alunos. E a sobremesa? Estampado nos olhos dos convidados, o semblante de satisfação com iguarias como doce de feijão, geleia de framboesa, doce de leite e outros pratos deliciosos.

Chave de ouro

O evento encaminha o encerramento do curso e por isso as instituições promotoras aproveitaram para apresentar o projeto.

Toninho Custódio, à frente de todos os cursos promovidos pela parceria Sindicato/SENAR, lembrou que esta é a nona turma do curso de Turismo Rural e que a cada ano um grupo diferente faz valer o conhecimento adquirido. “É muito gratificante ver o empenho de cada um para que este evento aconteça conforme o planejado”.

Gumercindo Basso, instrutor do SENAR, fez questão de ressaltar a importância da integração dos alunos com as pessoas que puderam saborear todos os pratos e brincou: “vocês não são nossos convidados, vocês são é cobaias”, disse arrancando gargalhadas.

O evento foi prestigiado por diversas personalidades do município, visitantes de outras cidades e também autoridades locais, como o vice-prefeito Valdemar Cardoso de Moraes e o presidente da Câmara Pedro D’água.

Seminário de Turismo Rural

Pelo segundo ano consecutivo, a parceria Sindicato/SENAR dever organizar, em Dezembro, o Seminário de Turismo Rural, para debater as tendências deste seguimento que cresce ano a ano no interior brasileiro, movimentando a economia e gerando emprego longe dos centros urbanos.

Em breve, informações sobre local, data, programação e inscrições.