Feira orgânica em sorocaba: inscreva-se

Feira orgânica em Sorocaba recebe inscrições de produtores

Feira orgânica em Sorocaba: A Prefeitura de Sorocaba recebe a inscrição de produtores de alimentos orgânicos ou de transição agroecológica interessados em participar da Feira Orgânica de Transição Agroecológica de Sorocaba, que ocorre aos sábados no Parque Natural “Chico Mendes”. A inscrição deverá ser feita de 15 a 31 de agosto, das 9h às 16h, na Secretaria do Meio Ambiente (Sema).

O objetivo da feira é popularizar o acesso a produtos de origem orgânica, além de ter um caráter educativo para seus participantes e consumidores.

Como se inscrever:

Podem participar agricultores familiares ou produtores em comunidades tradicionais, assentamentos de reforma agrária e agricultores urbanos ou periurbanos. Os participantes devem possuir regulamentação orgânica ou de transição por auditoria ou Sistema Participativo de Garantia (SPG) ou Organização de Controle Social (OCS) regularizada. Nos casos de transição agroecológica devem ser regularizados no prazo de cinco meses.

Para a inscrição, os interessados em participar da Feira Orgânica em Sorocaba devem preencher formulário para cadastro de produtores e apresentar a documentação que consta no edital. Todas as informações referentes ao edital de chamamento podem ser conferidas no jornal Município de Sorocaba do dia 05 de agosto que está disponibilizado no Portal da Prefeitura de Sorocaba.

Mais informações pelo telefone (15) 32351130 ou diretamente na Secretaria do Meio Ambiente, localizada na Av. Rudolf Dafferner, 105 no Alto da Boa Vista.

Seminário Regional de Agroecologia

Além da Feira Orgânica em Sorocaba, há uma informação muito relevante para todos que trabalham com agroecologia, agricultura sustentável agricultura orgânica. O Sindicato Rural de Ibiúna e o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (SENAR) realizam o Seminário Regional de Agroecologia no dia 27 de agosto, no Centro Cultural de Ibiúna (CCI).
Confira a programação completa:
7h30 – Credenciamento e café da manhã8h30 – “Técnicas eficientes de produção em agroecologia”

Wilson Tivelli – Diretor da Unidade de Pesquisa e Desenvolvimento em Agricultura Ecológica (UPD AE).

9h30 – Homenagem a Issao Ishimura

10h00 – “Certificação compartilhada e legislação”

Marcelo Laurino – Coordenador do CPorg

11h00 – “Novas técnicas de compostagem”

Nobel Penteado – Coordenador do Núcleo de Estudos Ambientais da Uniso

12h00 – Almoço

13h00 – “Comercialização na agroecologia”

Araci Kamiyma – Secretaria de Meio Ambiente do Estado de São Paulo

14h00 – “Controle Biológico”

Ariclenis Ballarotti – Diretor na Insuforte Nutrição Vegetal Ltda

15h00 – “Comunicação e Marketing na agricultura familiar”

Fernando Moraes – Fundador da Acesso Livre Comunicação

16h00 às 16h30 – Certificação e Encerramento

 

Para se inscrever, basta comparecer no local às 7h30 e realizar o credenciamento. Não é necessária inscrição prévia. O Seminário é gratuito e oferecerá café da manhã e almoço para os participantes.

Agroecologia

Crescente no Brasil, a Agroecologia é uma alternativa sustentável ao modelo do agronegócio, já que privilegia a Agricultura Familiar, responsável por mais de 10% do PIB brasileiro, ajuda a preservar o meio ambiente e fixa o homem no campo.

Confira o vídeo sobre o assunto produzido pela TV Ibiúna junto à equipe de comunicação do Sindicato Rural de Ibiúna e da Acesso Livre Comunicação.

Assista o vídeo

 

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *