Curso anual de Turismo Rural tem evento de sensibilização

Conteúdo, informação relevante, capacitação, experiências, fomento a grupos de empreendedores. Todos estes fatores fazem do programa de turismo rural, um curso que acontece ao longo do ano, com 10 módulos e 240 horas/aula (3 dias por mês), um dos mais procurados entre os oferecidos pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Rural SENAR. O curso é desenvolvido em parceria com o Sindicato Rural de Ibiúna.

Com o crescimento do Turismo Rural e a compreensão de que pode ser um segmento economicamente viável, com experiências de sucesso em Ibiúna, Piedade e São Roque, empreendedores começaram a olhar o modelo de negócio com mais atenção.

Programa de Turismo Rural em Ibiúna

Além do conteúdo, dois fatores fazem do curso ser muito bem aceito onde é que for realizado. O primeiro é a quantidade de atividades práticas, que vão desde visitas a estabelecimentos rurais até realização de festival gastronômico. O outro é a interação entre os alunos, que geralmente permite o nascimento de negócios em conjunto e até o surgimento de associações, fortalecendo as ações.

Seminário de Turismo Rural

No ano passado, o Sindicato Rural de Ibiúna, junto ao SENAR, realizou o primeiro Seminário Regional de Turismo Rural, que envolveu pesquisadores, empreendedores, profissionais da área e entusiastas do setor em Ibiúna. O evento, que aconteceu no Centro Cultural e Esportivo de Ibiúna, foi um marco no debate sobre o fomento do turismo rural em nossa região.

O que é Turismo Rural

Turismo rural ou agroturismo é uma modalidade do turismo que tem por objetivo permitir aos visitantes um contato mais direto e genuíno com a natureza, a agricultura e as tradições locais, através da hospedagem domiciliar e serviços prestados em ambiente rural e familiar.

O turismo no espaço rural constitui uma atividade geradora de desenvolvimento econômico para o mundo rural quer por si só, quer através da dinamização de muitas outras atividades econômicas que dele são tributárias e que com ele interagem.

Sensibilização do programa de Turismo Rural

Serviço:

Data: 17/02 às 8h

Local: Centro Cultural e Esportivo de Ibiúna (CCEI).