Artesanato com fibra de bananeira vira atividade sustentável
Depois de dar o cacho de banana, não tem jeito: é preciso cortar a bananeira, para que outras possam crescer. Mas o que fazer com o material retirado? Quem está participando do curso de artesanato com fibra de bananeira em Ibiúna sabe que existem várias formas de se trabalhar com o produto, todas sustentáveis.
Para o instrutor Rodolfo Augusto Santiago, que ministra o curso pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (SENAR) em parceria com o Sindicato Rural de Ibiúna, além de prestar um serviço para o meio ambiente, o artesanato está na moda, é chique. “A intenção nossa não é dar o curso superficialmente, mas sim fazer com que os alunos compreendam que aquilo que é descartável e sobra na natureza pode ser usado como artesanato para uso próprio ou para renda extra”.
Segundo o instrutor, o curso é muito prático e sempre rende grandes surpresas. “Eles acham muito interessante ver aquele material bruto se transformar em bolsa, esteiras, sacolas de feira, jogo americano e até em biquine”, exemplifica.
Para Maria de Fátima Alves Macedo, o curso servirá para curtir o tempo extra depois que se aposentou, além de poder presentear parentes e amigos com o artesanato que fizer. “Já marquei vários cursos para fazer neste ano e no ano que vem quero fazer todos”, conta.
Alessandra Bottiglieri, que atua com certificação digital, diz que se interessou pelo curso porque gosta muito de artesanato. “No ano passado eu fiz culinária, outra grande paixão. E agora estou me dedicando a este, para fazer coisas bonitas para mim”, explica.
O curso de arte com fibra de bananeira, que tem encantado os participantes, vai até a próxima sexta-feira.
Confira mais fotos: