Aquaponia une criação de peixes e plantas

Aquaponia – que bicho é esse? É nada menos que uma técnica revolucionária de criar peixes e agregar à cultura hidropônica, potencializando o uso da água e ainda melhorando sua qualidade.

Aquaponia – Para introduzir a aquaponia em Ibiúna, o Sindicato Rural de Ibiúna e o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural realizam o curso de Aquaponia em Viveiro Escavado, entre 05 a 07 de julho.

A Aquaponia tem sido pesquisada nos últimos anos e começou a ser difundida em várias partes do Brasil e do mundo, sobretudo em áreas de pequenos produtores rurais. Na região, já houve experiências em cidade como São Roque.

De maneira resumida, a aquaponia funciona desta maneira:

1 – Os peixes recebem ração;

2 – Aeração fornece oxigênio para os peixes, plantas e bactérias;

3 – Raízes das plantas formam substrato para fixação de microorganismos decompositores aeróbicos;

4 – Microorganismos decompõe os dejetos transformando em sais orgânicos e inorgânicos;

5 – As plantas absorvem os sais e recuperam a qualidade da água

Parte do conteúdo do curso visa fazer com que os alunos aprendam noções básicas de criação de peixes em tanque escavado.

O conteúdo aborda desde aspectos gerais da criação a temas específicos, incluindo avaliação econômica da atividade, planejamento de produção, instalação e manejo de tanques rede, manejo de peixes, cuidados com os tanques de rede, sanidade, processamento e comercialização.

De acordo com pesquisadores, a Aquaponia pode ser uma alternativa de renda para quem já investe em psicultura ou mesmo hidroponia, ainda mais em um ambiente propício como a região de Ibiúna.

Aquaponia pode reduzir necessidade do uso de água e agrotóxicos

A Secretaria da Agricultura e Abastecimento, por meio da Agência Paulista de Tecnologia dos Agronegócios (APTA) apresentou um sistema de produção com integração de lambari e hortaliças. O sistema se chama aquaponia e está sendo introduzido pela APTA no Estado de São Paulo. Com a tecnologia, é possível reduzir em até 95% a quantidade de água necessária para a produção de peixe e diminuir em 80% o uso de agrotóxicos aplicados nas hortaliças. O lambari agrega mais uma vantagem ao sistema: precisa de metade do tempo que a tilápia, por exemplo, para ter tamanho comercial. Os produtores poderão conhecer este novo sistema de produção no estande da Secretaria.

Cursos do SENAR em parceria com o Sindicato

Além da Aquaponia, o Sindicato Rural de Ibiúna e o Senar oferecem outros cursos, como o de Promoção e Comercialização de Turismo no Meio Rural, que acontece ao longo do mês de julho.

Atenção à agenda

Fique sempre atento à sessão agenda, que aparece na direita do site do Sindicato Rural de Ibiúna, onde os cursos realizados ao longo de cada ano ficam expostos, mês a mês. Geralmente, os cursos são gratuitos e recebem inscrições antecipadamente. Por isso são, geralmente, muito concorridos.

Além dos cursos, como este de Aquaponia, sempre está na agenda os eventos realizados pelo Sindicato Rural em parceria com o SENAR, como as excursões realizadas neste ano para a Agrishow, em Ribeirão Preto, e Hortitec, em Holambra.

Para agosto, por exemplo, além do Seminário Regional de Agroecologia, que acontece no dia 27, estão sendo programados cursos interessantes, como o de Manejo e Tratos Culturais de Rosas e o sempre bem requisitado curso de Pedreiro.

O Sindicato Rural de Ibiúna acredita que, somente com qualificação, aprimoramento e conhecimento o produtor rural de Ibiúna poderá se crescer e, com isso, contribuir para o desenvolvimento do setor agrícola como um todo.

Por esse motivo investe, sempre em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural, em cursos e eventos destinados aos agricultores familiares, pequenos produtores, com instrutores com vasta experiência e capacitados para tirarem todas as dúvidas do aluno.

Mais informações podem ser obtidas por meio dos telefones do Sindicato Rural: (15) 3241-1435 | 3241-1246 | 3241-1006.