Agrotóxico: primeiro a sofrer é o produtor

Agrotóxico faz diversas vítimas e a primeira é o agricultor, diz técnico em seminário de agroecologia

“A primeira pessoa que sofre com o uso de agrotóxico é o produtor rural”, afirmou Wilson Tivelli, Diretor da Unidade de Pesquisa e Desenvolvimento em Agricultura Ecológica (UPD AE), durante palestra no Seminário Regional de Agroecologia. O evento, realizado pelo Sindicato Rural de Ibiúna em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (SENAR) reuniu cerca de 180 pessoas de 17 diferentes cidades no Centro Cultural de Ibiúna no último sábado (27/08).

IMG-20160829-WA0010

O Seminário foi marcado por temas que visavam elevar o conhecimento do produtor rural em torno da agricultura ecológica, desde aspectos do cultivo até a promoção e comercialização de seus produtos.

Primeiro a falar, Tivelli trouxe falou sobre novas técnicas de produção na agroecologia e destacou a necessidade de se pensar a agricultura livre de agrotóxicos, para bem do agricultor e também do consumidor.

Pela manhã, o evento contou com o representante do Ministério da Agricultura em assuntos relacionados à Agricultura Orgânica em São Paulo, Marcelo Laurino, que falou sobre “certificação participativa”. Marketing e Comunicação também tiveram sua vez, na apresentação do jornalista e relações públicas Fernando Moraes, da Acesso Livre Comunicação. Ambos destacaram a importância de fortalecer a marca “orgânicos” e também de cada empresa ou associação.

Ponto chave do evento, os organizadores conduziram uma homenagem a Issao Ishimura e sua esposa, Tereza Ishimura, pela trajetória de pesquisa, dedicação e luta pelo desenvolvimento da agroecologia na Região.

À tarde, Araci Kamiyma, da Secretaria de Meio Ambiente do Estado de São Paulo, deu uma verdadeira aula sobre comercialização de produtos agroecológicos, destacando estratégias e ações possíveis. “Quem mais compra orgânico são as mulheres e o principal fator de decisão de compra é a saúde”, disse ela, referindo-se aos hábitos de consumo de quem prefere levar para a casa produtos orgânicos.

O evento teve ainda apresentações mais específicas, como a do Ariclenis Ballarotti Diretor na Insuforte Nutrição Vegetal Ltda, que falou sobre controle biológico. Por fim, ovacionado pelo público, Massami Yoshizumi destrinchou um dos temas mais aguardados pelos produtores: compostagem.

Feira orgânica e exposição dos alunos de turismo rural

O Seminário Regional de Agroecologia teve ainda a apresentação de artesanatos feitos pelos alunos do curso de turismo rural promovido por Sindicato e Senar e, para completar, uma feira de produtos orgânicos, com hortaliças, doces, salgados e derivados de mel de Ibiúna e Região.
Em breve, outro seminário, desta vez sobre Turismo Rural, será realizado. Fique atento ao nosso site.

IMG-20160828-WA0005IMG-20160829-WA0011 IMG-20160829-WA0012 IMG-20160829-WA0014 IMG-20160829-WA0016 IMG-20160829-WA0019 IMG-20160829-WA0020 IMG-20160829-WA0021 IMG-20160829-WA0026