Agroecologia: o que é agricultura ecológica em 9 tópicos

Agroecologia é o caminho para a sustentabilidade de fato

Agroecologia. Quando você procura sobre o tema na internet, lá vem aqueles textos enormes e técnicos. Pudera, o assunto é tão complexo quanto apaixonante. Mas se você conhece pouco do assunto, tem interesse em saber mais, preparamos este guia em 9 tópicos para ajudar a entender a agroecologia em linguagem acessível.

1 – O que é agroecologia

De maneira beeem resumida, Agroecologia é uma forma de agricultura sustentável que: valoriza o meio ambiente, respeitando flora, fauna e os recursos hídricos; respeita solo ao aproveitar o que o que ele tem de melhor, sem utilização de agrotóxicos ou componentes químicos que o degradem; promove a agricultura familiar e o pequeno produtor, já que é uma alternativa às monoculturas como a soja; favorece uma alternativa de circulação dos produtos, que aproxima consumidores de produtores e mesmo os agricultores entre si; fomenta o surgimento de redes de conhecimento, fortalecendo a união de produtores em associações e cooperativas.

2 – Exemplos de sistemas agroecológicos

A agricultura orgânica talvez seja a forma de agricultura ecológica mais evidente. Entretanto, é possível fazer agroecologia de diferentes maneiras, utilizando as técnicas ecológicas para a agricultura. Os sistemas agroflorestais são outros exemplos de onde agroecologia é aplicada.

3 – Benefícios a agroecologia

Entre as principais propostas da agroecologia, está a produção de alimentos saudáveis, livres de agrotóxicos e derivados de uma produção voltada não apenas para a venda, mas para a consciência dos meios de produção, da situação de pessoas que vivem deles e da utilização consciente da natureza.

4 – Benefícios para o solo

Mantém o crescimento orgânico do solo e do ambiente saudável por meio da compostagem, adubação verde e rotação de culturas, bem como métodos naturais de controle de pragas e insetos.

5 – Como surgiu a agroecologia

O modelo nasceu como uma alternativa para enfrentar os problemas gerados pelo modelo de agricultura convencional industrial, especialmente os monocultivos agrícolas, responsáveis pela diminuição da biodiversidade dos sistemas naturais. Desta forma, a natureza é uma aliada do modelo agroecológico e não uma concorrente.

6 – O que é transição agroecológica

A transição agroecológica é a passagem da maneira convencional de produzir com agrotóxicos e técnicas que agridem a natureza, para novas maneiras de fazer agricultura, com tecnologias de base ecológica.

7 – Agroecologia é um bom negócio

A partir do momento em que as pessoas passarem a compreender a saúde e os benefícios ambientais do crescimento natural dos alimentos, os vegetais orgânicos serão cada vez mais consumidos. Os orgânicos crescem em todo o mundo, as vendas de alimentos orgânicos estão subindo a uma taxa de cerca de 10 por cento anualmente. Até empresas multinacionais como o McDonald’s estão vendendo produtos lácteos orgânicos em seus restaurantes europeus.

8 – Alternativa à agricultura convencional

A agricultura convencional usa métodos que aumentam as colheitas nas primeiras colheitas, mas depois torna o solo empobrecido. Os fertilizantes sintéticos substituem os macronutrientes, mas os minerais traços não são substituídos; os pesticidas matam os microorganismos benéficos – necessários para manter a saúde do solo – junto com os organismos considerados pragas. Gradualmente, a estrutura do solo é destruída. Métodos biológicos restauram a saúde do solo pela adição de composto e de chorume e criando um saudável equilíbrio de nutrientes.

9 – Perspectivas da agroecologia

Estudos das Nações Unidas provam que as técnicas de agroecologia podem dobrar a produção de alimentos em dez anos, enquanto o clima se ajusta às mudanças que estão acontecendo e a pobreza mundial diminui. As técnicas de agroecologia não apenas aumentam a produtividade, mas também ajudam os agricultores a se adaptarem às mudanças climáticas, a diminuírem os efeitos dessas mudanças.

Seminário Regional de Agroecologia em Ibiúna

O Sindicato Rural de Ibiúna, em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural, realizam o Seminário Regional de Agroecologia no dia 27/08/2016 no Centro Cultural de Ibiúna (CCI). O evento terá palestrantes que falarão desde novas técnicas a marketing na agricultura familiar. A participação é gratuita. Veja mais sobre o seminário

*Com informações de Embrapa, Ambiente Brasil, Wikipedia e outras fontes.