Agricultura familiar impulsiona roteiros turísticos

A experiência de conhecer os processos de produção do café, do vinho e da cachaça, além da oportunidade de degustar os produtos cultivados na agricultura familiar encanta os visitantes dos roteiros turísticos que integram o Talentos do Brasil Rural. O programa desenvolvido em 2009 pelo Ministério do Turismo, em parceria com o Ministério do Desenvolvimento Agrário, tem como objetivo promover produtos e serviços da agricultura familiar no turismo brasileiro.

turismo rural colha e pague caqui
Colha e Pague do Caqui, em Piedade, é exemplo de turismo rural bem sucedido na região

Em Minas Gerais, a produção do café e da cachaça, além da degustação das bebidas, são os principais atrativos do roteiro turístico Café com Cachaça, nos municípios de Acaiaca, Araponga, Canaã, Guaraciaba e Viçosa.

No passeio, os visitantes podem conhecer os engenhos que preservam os moinhos d’água utilizados no início do século e as fazendas cafeeiras que apresentam o modelo de produção dos cafés convencional e orgânico. O roteiro também passa por propriedades voltadas à produção de vinho, rapadura e açúcar mascavo.

No município de Gramado (RS), o roteiro de agroturismo apresenta a cultura dos italianos e alemães que vieram para o Brasil no período colonial. É possível conhecer o moinho com roda d’água utilizado para produzir a farinha de milho, e a ervateira, local destinado à produção da erva mate que revela o processo de produção do chimarrão, do plantio até a sua degustação.

exposição de orquídeas
Exposição de Orquídeas movimenta turismo rural na região

O Rio Grande do Sul também oferece aos visitantes os roteiros Caminhos da Colônia, nos municípios de Caxias do Sul e Flores da Cunha, e Caminhos de Pedra, em Bento Rodrigues. Nestes roteiros, a produção de vinho e a cultura dos imigrantes italianos destacam-se entre os atrativos, com visitas às vinícolas e contemplação da arquitetura típica do período colonial.

Em São José dos Pinhais (PR), o roteiro Caminho do Vinho apresenta o processo de produção da bebida e as heranças culturais dos imigrantes italianos. O roteiro conta atualmente com nove vinícolas, nove restaurantes e quatro cafés coloniais.

Já na Paraíba, as cidades de Areia e Bananeiras oferecem aos visitantes o roteiro Caminho dos Engenhos, que apresenta o processo de moagem da cana-de-açúcar e a destilação do álcool para a produção da cachaça.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *