Agricultores ganham apoio para aderirem à produção orgânica

Cerimônia de assinatura do protocolo. Foto: Paulo Prendes.
Cerimônia de assinatura do protocolo. Foto: Paulo Prendes.

As secretarias estaduais de Agricultura e Abastecimento e de Meio Ambiente assinaram protocolo de intenções para promover a transição agroecológica de proprietários rurais interessados em aderir ao modelo de produção orgânica.

A ação conjunta entre o Governo do Estado, a Associação de Agricultura Orgânica (AAO) e o Instituto Kairós irá contribuir para o uso sustentável dos recursos naturais por parte dos produtores, aumentar a oferta de alimentos saudáveis e estimular o seu consumo pela população.

A meta do protocolo é promover ações de educação, que englobam cursos, capacitações e materiais educativos, que abordarão temas que vão desde a prática de conservação do solo, do controle de erosão e uso racional da água até a adequação ambiental da propriedade rural.

O período de transição para a agroecologia costuma ser o mais delicado e custoso para os agricultores, e o protocolo é uma forma de reconhecimento dos produtores rurais que se dispõe a fazer essa transformação. Para os interlocutores, é preciso avançar na questão econômica e estimular a produção orgânica, pois é um mercado que movimenta R$ 2,5 bilhões, e cresce 30% ao ano.

Os produtores rurais podem aderir a linha de apoio à agricultura orgânica do Fundo de Expansão do Agronegócio Paulista (Feap), cujo valor pode chegar à R$ 200 mil.

Seminário Regional de Agricultura Ecológica

Como o assunto é agricultura e meio ambiente, lembramos que já está definida a data de 27/08 para a realização do Seminário Regional de Agricultura Ecológica, que irá acontecer no Centro Cultural de Ibiúna (CCI). Programe-se!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *