Entidade japonesa quer parceria com Ibiúna

JICA Sindicato Ibiuna
Representantes da JICA, Agência Internacional de Cooperação do Japão, estiveram em Ibiúna para uma reunião entre o Sindicato Rural de Ibiúna e membros do Centro Cultural e Esportivo de Ibiúna (CCEI). O objetivo da conversa, dominada pelo idioma Japonês, foi a apresentação da possibilidade de realização de cursos na área de Turismo Rural e Agricultura Orgânica no Japão.

Na ocasião, os japoneses demonstraram interesse em atender a descendentes da comunidade nipônica que ainda não estão estruturados e necessitam de capacitação profissional para desenvolverem seus negócios. Caso a parceria seja fomentada, há probabilidade de agricultores da cidade realizarem os cursos em território Japonês.

O interesse da JICA surgiu no ano passado, quando acompanharam a realização dos Seminários de Turismo Rural e de Agricultura Orgânica promovidos pelo Sindicato Rural de Ibiúna em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural.

Um projeto de Relações Públicas desenvolvido em parceria entre o Sindicato e a Acesso Livre Comunicação para o desenvolvimento do turismo rural e da agricultura orgânica foi apresentado à JICA a pedido da própria agência.