O que é agroecologia, qual sua importância
Agroecologia e sua importância para o meio ambiente, para o produtor e para o consumidor
Faltam apenas alguns dias para o Seminário de Agroecologia e muitos entraram em contato para saber mais sobre o assunto.
Sem ser muito chato ou científico, podemos dizer que a Agroecologia, ou Agricultura Ecológica, é uma forma de agricultura que preserva o meio ambiente, respeita a terra e o pequeno produtor rural e se preocupa em levar alimentos mais saudáveis para a mesa do consumidor.
Ela preserva o meio ambiente porque não utiliza agrotóxicos, insumos e produtos que matam os organismos vivos do solo e contaminam a água, prejudicando também seres vivos que compõem este ecossistema. Pelo contrário, aprende com a própria natureza seus segredos de como sobreviver mesmo em condições cada vez menos favoráveis.
A agroecologia está ligada a uma filosofia de respeito não apenas com o meio ambiente, mas também entre os seres humanos. Por isso, quem pratica sistemas agroecológicos tem como premissa pensar no coletivo e não apenas no individual; prioriza a atividade familiar e não a agricultura ostensiva.
Por abrir mão de agrotóxicos e outros produtos maléficos, garante produtos saudáveis e com mais qualidade na mesa do consumidor.
Para se ter ideia da importância da Agroecologia, enquanto no Brasil cada cidadão consome em média 5 litros de agrotóxicos por ano (presentes em hortaliças e frutas), países como a Dinamarca caminham para ter uma produção 100% orgânica, uma forma de agricultura ecológica.
E aí, está convencido de que não há futuro sustentável se não houver agroecologia?
Então participe do seminário que acontece no próximo dia 27/08 em Ibiúna. O evento é gratuito e as inscrições podem ser feitas no local. Confira a programação clicando no link do evento no Facebook