Entidades protestam em defesa de instituto de pesquisa na Assembleia Legislativa de SP
Amanhã, dia 21/06, será dia de Manifestação na Assembleia Legislativa de São Paulo. O mote é a mobilização em defesa dos institutos de pesquisa e de seu patrimônio intelectual. Ativistas denunciam projeto de lei cujo objetivo é vender propriedades públicas para iniciativa privada sem consultar as comunidades interessadas.
Para participar, basta se inscrever online
Confira manifesto de uma das entidades:
MOBILIZAÇÃO EM DEFESA DOS INSTITUTOS DE PESQUISA E DE SEU PATRIMÔNIO INTELECTUAL E FÍSICO
CONCLAMAMOS A PARTICIPAÇÃO DOS PESQUISADORES na manifestação na ALESP, dia 21 de junho de 2016, para reivindicar dois pontos principais:
1) Revitalização dos Institutos de Pesquisa. Estão incluídos neste item a reposição dos quadros funcionais, aumento da verba destinada aos IPs e recomposição salarial.
2) Contra a aprovação do projeto de lei 328/2016 que pretende colocar, em um primeiro momento, a venda 16 áreas pertencentes aos Institutos de Pesquisa nas quais são realizadas há muitas década ensaios de pesquisa. O projeto de lei propõe alienar o PATRIMÔNIO PÚBLICO para a INICIATIVA PRIVADA sem consulta prévia à comunidade científica e à sociedade civil, a quem de direito utiliza e pertencem estas áreas.
Solicitamos que sejam convidados pelos senhores pesquisadores todos os funcionários, alunos, amigos, clientes e usuários de sua Instituição, pois só assim conseguiremos uma mobilização poderosa para impedir que NOVAMENTE os Institutos de Pesquisa sejam tratados de forma tão irresponsável e inconseqüente pelo Governo do Estado que tem como única finalidade a extinção completa da Pesquisa Científica fora das Universidades.
Cronograma das atividades:
10:00h Chegada dos ônibus na ALESP e direcionamento dos manifestantes para a frente do parque Ibirapuera/ALESP e outros pontos estratégicos para a distribuição de panfletos e exposição de faixas a fim de informar e sensibilizar a população sobre o desmonte dos IPs e o motivo da realização da manifestação.
11:00h abraço simbólico na ALESP
11:30h às 12:30hs Ato em prol dos IPs no auditório Franco Montoro
12:30 às 13:30h – Almoço
14:30h tem início a discussão do PL n.º 328/2016 em plenário (Não está definido na programação que o deputado nos mandou o horário desta discussão)
16:00h – Partida do ônibus