Irrigação sustentável: tecnologia reduz uso de água em 40%
Captação de água com energia solar, irrigação por de gotejamento, microaspersores especiais. São várias as técnicas que podem reduzir em até 40% o uso de água na atividade agrícola em Ibiúna.
Segundo a Sabesp, a agricultura é responsável pelo uso de mais de 70% da água dos municípios caracterizados pela produção agrícola em nossa região.
Com o risco de escassez por falta de chuva como o vivido em 2014, a adoção de novas tecnologias se torna item para ser considerado no planejamento das futuras safras.
Entre as técnicas eficazes e com custo benefício razoável em médio e longo prazo, está o novo sistema de irrigação por gotejamento com controle e gestão automatizados, e monitoramento em tempo real, garantindo economia de água, fertilizantes e mão de obra. Com isso, o produtor rural poderá controlar à distância todo o processo de irrigação e nutrirrigação – que é a técnica de levar a solução nutritiva junto da água, na mesma tecnologia gota a gota.
Outra possibilidade é a tecnologia de captação de água com energia vinda do sol, que é capaz de promover economia desses recursos naturais. Ela funciona por meio de captação de irradiação solar pelo módulo fotovoltaico, que é transformada em potência elétrica pelo driver e aciona a bomba. Enquanto houver sol, haverá água e quanto maior a incidência solar, mais líquido será bombeado. Cerca de oito mil litros por dia podem ser bombeados.
Estas e outras soluções serão apresentadas na Agrishow deste ano. Vale lembrar que o Sindicato Rural de Ibiúna organizou uma excursão que levará produtores ibiunenses até Ribeirão Preto em 28 de abril.