Alagamento na Bunjiro Nakao: Piedade e Ibiúna buscam soluções

Sindicato Rural, SOS Paruru e políticos locais em reunião com o Deputado Jooji Hato

Depois do protesto realizado pela comunidade do Distrito Paruru, bloqueando a Rodovia Bunjiro Nakao por conta dos constantes alagamentos, um grupo levou o assunto até a Assembleia Legislativa.

Representantes do Sindicato Rural de Ibiúna, vereadores de Ibiúna e Piedade e interlocutores da SOS Paruru procuraram o deputado Jooji Hato para formalizar as reivindicações da população local e entregar um abaixo assinado com mais de 1400 assinaturas.

“Nós temos muitos produtores rurais que utilizam a rodovia Bunjiro Nakao para o escoamento da produção agrícola do município de Ibiúna para São Paulo ou Sorocaba. Com o alagamento que acontece no km 86, muitos deles acabam tendo prejuízo por não conseguir chegar no horário da entrega”, disse o presidente do Sindicato Rural de Ibiúna, Maurício Tachibana, que marcou a reunião com o deputado.

“Os moradores estão cansados com os prejuízos causados pelo alagamento da pista, bem como o transbordamento do córrego, onde alagam suas casas”, complementou.

Abaixo assinado dos moradores do Paruru entregue ao Deputado

Os alagamentos no Paruru são tão constantes quanto antigos. Quando chove, a água invade a casa das pessoas e a Rodovia Bunjiro Nakao fica intransitável. Isso impede o escoamento agrícola, a locomoção de pessoas que trafegam entre as cidades a trabalho, além de ser uma imensa propaganda negativa para aqueles que vivem do turismo na região.

Os bloqueios atrapalham a vida de trabalhadores e estudantes, bloqueiam ambulâncias que transportam pacientes para outras cidades e ainda podem causar acidentes, já que, quando alaga, geralmente não há nenhum tipo de alerta no local.

Medidas tomadas até então pelo Departamento de Estradas de Rodagem (DER) foram ineficazes. A tão comentada terceira pista, que há dois anos foi anunciada, até agora não foi iniciada pelo Governo do Estado.

A população do bairro e todos os que utilizam a estrada sofrem há pelo menos duas décadas com o problema e principalmente com a ineficácia do poder público em resolver a situação.

Reivindicação

Entre as reivindicações do grupo, está a elaboração de projeto técnico para execução do desassoreamento do córrego Paruru.

Eles também pediram a limpeza na margem do córrego a cada dois anos, sobretudo nos pontos mais críticos do km 86, além de melhorias no acostamento do trecho até o km 89.

O deputado Jooji Hato se comprometeu a agendar uma audiência com a secretaria de transportes nos próximos dias para tratar do assunto.

Conscientização

Emerson Nir, da SOS Paruru, que tem mobilizado a comunidade local e também esteve na reunião, disse que a partir de agora começa a segunda fase do movimento, que é conscientizar a população para que não jogue lixo nas margens da Rodovia. “A máquina está limpando e a tubulação está entupida de lixo”, conta o morador, complementando que a população do distrito também fará uma limpeza no próximo dia 21.