Orgânico com certificado

Gisele Loeblein

Caindo cada vez mais no gosto dos consumidores, os orgânicos também despertam interesse nos produtores gaúchos. Um grupo de 33 famílias das regiões Noroeste e das Missões dará início, neste mês, ao processo da chamada certificação participativa – uma das duas formas previstas pela normativa do Ministério da Agricultura que regula esse tipo de produção.

Nesta primeira etapa, serão feitas visitas de técnicos a propriedades nos municípios de Porto Xavier, Porto Vera Cruz (foto), Dezesseis de Novembro, São Luiz Gonzaga, Bossoroca, Santo Cristo, Alecrim, Santa Rosa, Cândido Godói, Campina das Missões, São Paulo das Missões e Tucunduva. Giruá, Horizontina, Pirapó e Cerro Largo também devem entrar no processo em seguida.

Para receber a certificação, o produtor precisa seguir alguns passos – explica Gilmar Francisco Vione, engenheiro agrônomo da Emater, que faz parte do conjunto de entidades (Unicooper e cooperativas associadas, Arede e Rede Ecovida de Agroecologia) que firmaram parceria para essa ação na região.

Os certificados são emitidos pela Ecovida, que congrega diferentes organizações não governamentais de produção agroecológica nos três Estados do Sul – com uma unidade também em São Paulo. A estimativa é de que o processo seja concluído em 90 dias.

Se percebe situações em que essa produção está sendo valorizada na região – afirma André Rocha de Camargo, coordenador do núcleo das Missões da Ecovida.

As exportações brasileiras do complexo soja tiveram receita recorde em 2013 de US$ 30,81 bilhões, alta de 18,9% em relação a 2012, quando somaram US$ 25,9 bilhões, segundo dados do Ministério de Desenvolvimento.